domingo, 27 de novembro de 2011

Minigames do tempo do ronca no seu computador!

Donkey Kong, duas telas,
e não é Nintendo DS, hein?
Não, esse post não é sobre de Game Boy, Game Gear, TurboExpress, Lynx ou qualquer outro portátil poderoso que marcou época. Esse é para uma galera realmente das antigas, no melhor espírito Caixa da Memória.

Muito antes da Nintendo dominar o mercado com seu Game Boy, houve uma geração de aparelhos que fez a cabeça da garotada, e isso sem grandes efeitos visuais, músicas complexas ou modo multiplayer. A geração do minigame, muito estimulada no Brasil pela Tec Toy, se divertiu horrores com joguinhos portáteis com tela de LCD sobre fundo fixo - uma figura que servia de cenário



A jogabilidade não tinha nada de complexa: alguns títulos tinham apenas dois botões! Os mais complexos já tinham um botão direcional (que não necessariamente exigia o funcionamento de todas as direções) para o polegar esquerdo e um a quatro botões para o direito. Os efeitos sonoros eram dignos de alarme de relógios de pulso digitais. E os gráficos não passavam de vários "carimbos" no LCD que serviam para simular movimentos tanto dos personagem como do cenário.


Quem tinha uma grana a mais - leia-se: pais ricos e/ou mais solícitos aos desejos nerds de seus filhos - podia investir nos mais bacanas, como os da série Master, da Tec Toy, ou os da série Game & Watch, da Casio/Nintendo, dual screen duas décadas antes do Nintendo DS existir! Ao menos aqui em Recife, só se via Game & Watch em lojas de importados. Quem não tinha, se aventurava com o famoso Apolo, um minigame pirata genérico, que dizia vir com quase mil jogos - na verdade, a maioria era repeteco... O trunfo do Apolo eram as várias versões de Tetris; era o que valia a pena naquele trocinho barulhento que valia menos de R$10... Claro, a "marca" Apolo foi apenas uma dentre tantas seboseiras que se podia encontrar nos camelôs de eletrônicos espalhados pela cidade.


Mas depois de todo esse circunlóquio, vamos ao que motivou esse post. Essa semana, flanando na internet, encontrei um site muito bacana de um estúdio de design polônes chamado Hipopotam Studio. Os caras criaram um site chamado Pica Pic (O_O), que permite matar a saudade dessa época. Na página, você terá a experiência mais próxima possível do que era jogar os minigames da década de 80 e 90. A simplicidade e beleza do site são algo surreal pra quem viveu a época.


No "cardárpio" do Pica Pic, tem até Donkey Kong, da Game & Watch, que eu tive oportunidade de jogar uma (e somente uma!) vez, emprestado por um colega chato e amostrado dos meus tempos de 2º série. Até o momento, 28 jogos estão disponíveis. Com um acréscimo: ao terminar de jogar, você pode registrar sua pontuação no site, o que na época era algo impossível.


Enfim, pra quem guarda saudade dos minigames da infância, é uma ótima oportunidade de reviver essa época de games simples, sem grandes firulas, mas que conquistavam pelo simples fato de poderem nos acompanhar para onde fosse, alimentando nossa imaginação.

Acesse aqui: http://www.pica-pic.com/#


Acesse também:
-Uma lista dos Game & Watch...
-... e outra lista dos série Master, produzida nos States pela Tiger Eletronics.




PS: depois eu postarei uma foto de dois minigames que eu tenho, o Mega Man 3,  da série Master, e Battlefield, da Game & Watch, para partilhar esse momento nerd e nostálgico com vocês. Ah, e se alguém achar e quiser me dar de presente de natal um minigame chamado Ballon Fight, ficarei bastante feliz com o presente. :D


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Nenhum comentário: