domingo, 11 de setembro de 2011

Risos e Saudades

Documentário sobre os Mamonas Assassinas traz à lembrança aquele riso despreocupado de tempos atrás, tão em falta na atualidade.


A experiência prometia no mínimo ser nostálgica. Assistir a um documentário sobre uma das bandas brasileiras de maior sucesso nos últimos vinte anos. Uma banda que fazia rock com escracho, e de qualidade, sim senhor. Os Mamonas Assassinas foram um fenômeno de mídia quase inexplicável, considerando a indústria musical da época. Encravada no meio dos anos 90, os cinco rapazes de Guarulhos deixaram sua marca na história.

Mamonas pra Sempre é uma tentativa muito louvável de preservar essa história meteórica de Dinho Alves, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sérgio Reoli e Júlio Rasec, que começou com o nome de Utopia e acabou marcada por uma tragédia que deixou a nação inteira órfã de bom humor. O documentário é bem ortodoxo no seu formato, com entrevistas de parentes, amigos e profissionais envolvidos com a banda. Como não poderia deixar de ser, até por sua estrutura, o filme contém imagens de shows, bastidores e viagens da banda. E preparem-se para muita imagem "suja", afinal, esses registros estão, em sua maioria, no formato VHS.

Mas isso nem é lá um grande defeito. Na verdade, defeito mesmo são as animações que marcam as transições entre as fases da banda. Propositadamente toscas, acabam dando um ar amador ao filme. Engraçado, mas pobre. 

O filme não deixa passar em branco nem mesmo o momentos mais punks da banda, como no desabafo de Dinho num show em Guarulhos, já consagrados, lembrando o quanto foram ignorados pela prefeitura da cidade natal pouco tempo antes do sucesso, quando pediram para tocar num grande ginásio local.

O maior ponto positivo do documentário é justo o seu trecho final, onde se fala do acidente que vitimou o grupo. Nenhuma imagem dos destroços do avião é mostrada. Escolha mais do que digna, dada a repercussão tremendamente negativa que a cobertura da imprensa deu ao fato, com direito a fotos dos corpos dilacerados e superexposição dos familiares e amigos.

"Mamonas pra Sempre" é garantia de riso e saudade. Termina com aquela sensação de quem foi muito bom enquanto durou. Uma pena que eles não duraram mais que um ano, ficando apenas na memória, de onde dificilmente haverão de sair.

Mamonas pra Sempre
NOTA: 7.6/10

Serviço: 
A sessão no Kinoplex Plaza já era - foi na manhã deste domingo (11), às 12h10. Agora, só no Kinoplex Tacaruna, na segunda (12), às 19:35, e no Multiplex Boa Vista, na quinta (15), às 20h30.


- x - x - x -

-Fica a dica: além de documentário, também vai rolar um filme de ficção sobre a banda, intitulado simplesmente "Mamonas - O Filme". Tem um sobre as duas produções (clique aqui), onde também é possível encontrar informações sobres os integrantes da banda, comprar produtos, dentre outras atividades.

-Bônus!: no filme, são mostrados trechos de uma entrevista dos Mamonas no Jô Soares, ainda nos tempos de Jô Soares Onze e Meia, no SBT. Aqui, vou postar para vocês um vídeo no YouTube com a entrevista na íntegra.

Nenhum comentário: